sexta-feira, 6 de abril de 2012

Tenho vocação para o serviço público?

Já abordei o tema em outras oportunidades aqui no blog, e cabe abordar novamente. Essa talvez seja a pergunta que boa parte dos atuais estudantes que buscam ingressar no serviço público deveria se fazer. Se respondida de maneira coerente, evitaria uma série de frustrações por parte do futuro servidor, que pode lograr êxito em sua intenção de ser aprovado, mas vir a ser um servidor descompromissado com a função pública e insatisfeito em sua vida pessoal.

Uma grande responsável por essa dissonância entre os objetivos pessoais do estudante e o serviço público é a forma de divulgação que alguns cursos preparatórios utilizam para anunciar os seus serviços. Muitas vezes, em vez de ressaltar as atividades do cargo objeto daqueles estudos de preparação, enfatizam o salário e a estabilidade a serem alcançados após a aprovação no exame.

Alguns empresários do setor chegam a mencionar as "merecidas férias que você poderá tirar" após a aprovação, "a viagem ao exterior", "os benefícios da jornada de trabalho", sem sequer explicar aos estudantes qual o papel social que aquele servidor terá de desempenhar. Vende-se indiretamente a idéia de que o estudante deve estudar obcecadamente até conseguir a aprovação em algum concurso, colocando tal aprovação no certame como um objetivo de vida a ser alcançado. E a errada ilusão de que, uma vez alcançado, esse seria um ponto final.

A aprovação no concurso é apenas o início. Início de uma carreira no setor público, onde o futuro servidor irá desenvolver as atividades de seu cargo, compatíveis com a missão institucional do órgão ou entidade a que irá servir. Para desempenhar bem suas atividades, é necessário conhecer o papel da instituição, os projetos que desenvolve, as matérias de sua competência, e identificar, ainda antes de começar firmemente sua preparação, se possui real afinidade com aqueles temas.

Outro ponto capaz de gerar grande insatisfação é a pressão dos familiares pelo ingresso dos filhos no serviço público. Os pais passam a insistir cada vez mais para que os filhos ingressem numa carreira pública - na qual muitas das vezes os filhos não gostariam de atuar -, em busca da tranquilidade de ver os herdeiros "bem encaminhados". Mas, com isso, os pais podem estar cerceando talentos que poderiam ser melhor aproveitados pelos seus filhos em outras áreas.

Quem busca ingressar no serviço público não deve querer fazê-lo pela estabilidade, pelo salário ou por pressão familiar. Deve fazê-lo por vocação. Assim deve ser exercida qualquer atividade. E o profissional que tem vocação para o que faz e faz o que gosta tende a ser bem sucedido, seja no serviço público, seja na iniciativa privada, nas artes, na academia...

Quanto ao setor público, é necessário saber que nele há muito trabalho a se fazer. E esse trabalho terá vantagens e desvantagens em relação à iniciativa privada. Nele, como em qualquer outro lugar, o futuro servidor terá metas a cumprir, será exigido, enfrentará algumas dificuldades e terá algumas chateações. Mas, se essa for realmente a vocação do estudante, se sentirá realizado, após consolidar a sua carreira, ao perceber que está servindo à população, prestando um serviço relevante ao País.

E você, tem vocação para o serviço público?

Nenhum comentário: