domingo, 8 de abril de 2012

Mensagem de pesar

Este blog está de luto em homenagem ao colega servidor público Saulo Batista Jansen. Natural de Pernambuco, jovem, fazia o que muitos dos servidores também aproveitaram o feriado para fazer: descansar e se divertir ao lado da família e amigos. Analista do Banco Central, enfrentou a árdua luta para ingressar na carreira por meio dos concorridos concursos públicos. Esperava encontrar em Brasília um local mais tranquilo para trabalhar e viver com a família.

No entanto, foi surpreendido com um tiro que sequer tinha destino certo. Foi privado, de forma violenta e covarde, de seguir sua vida ao lado de seus entes queridos. A exemplo de muitos e muitos jovens, tinha ainda muito a aproveitar da vida, e muito a servir ao País. O que lhe aconteceu deixará essa Páscoa, em Brasília, com uma forte marca de tristeza e indignação.

O morador do Distrito Federal hoje tem medo. Medo de sair de casa. Medo de esperar alguém no carro. Medo até de ficar em casa. Até quando isso irá continuar? Que a Páscoa possa nos trazer respostas, possa gerar reflexões em nossos mandatários, possa acalmar o coração dos familiares de Saulo e de todos aqueles que perderam um ente querido em razão da violência gratuita, ou da omissão, ou do descaso, ou de todas essas causas reunidas. Mas que esses acontecimentos possam também despertar em todos nós o sentimento de cuidarmos mais da nossa comunidade.

Esse cuidado pode se dar de muitas formas. É o caso de atuarmos mais pela coletividade, seja pela política, seja como síndicos ou presidentes de associações, ou ainda na própria condição de cidadãos. Seja qual for a forma que escolhermos para tanto, o importante é participarmos das tomadas de decisões que afetam nossas vidas. Só assim poderemos ter uma expectativa de melhora para o Distrito Federal no curto prazo. Enquanto acharmos que não precisamos nos envolver com as questões da coletividade, poderemos continuar a ver notícias tristes como essa estampando os nossos jornais.

Que os familiares e amigos de Saulo recebam os mais profundos sentimentos de pesar, em meu nome e da minha família, e de todos os amigos e amigas leitores deste blog.

Um comentário:

Rodrigo disse...

O primeiro passo, meu caro, é entender duas coisas:
1. Que não existem soluções fáceis
2. Que, por mais que existam, sim, responsáveis, a solução (ou a culpa) nunca é atribuível exclusivamente a um elemento externo. Todos temos de trabalhar para que melhore.
O que me leva, sinceramente, a ser um pouco pessimista em relação a esse e a muitos outros problemas da nossa capital. Aqui as pessoas querem sempre que tudo se resolva por mágica. Nunca vai acontecer.