quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Carreira internacional

O serviço público oferece boas oportunidades para quem deseja atuar no âmbito das relações internacionais. Quem deseja trabalhar no Ministério das Relações Exteriores e possui diploma de nível superior pode disputar vagas para os cargos de Oficial de Chancelaria e Diplomata. O primeiro, cargo de nível superior da área administrativa do quadro do Serviço Exterior Brasileiro, permite trabalhar na sede do Ministério ou em qualquer das repartições consulares e embaixadas que o Brasil possui por todo o mundo, em atividades de gestão administrativa e/ou assessoramento aos diplomatas, e oferece remuneração em torno de R$ 6.000,00 no Brasil.

E, claro, há a carreira de diplomata, que desperta o interesse de milhares de candidatos que disputam anualmente os concorridos concursos de ingresso, realizados em diversas etapas, e à qual incumbem "atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional" (atribuições previstas na Lei 11.440/2006). É uma carreira que exerce fascínio sobre milhares de jovens no nosso País, ainda mais após a intensificação da atuação diplomática brasileira a partir do Governo Lula.

O concurso de 2012 para admissão à carreira diplomática está com inscrições abertas até o dia 12 de fevereiro. O edital prevê o preenchimento de 30 vagas, com uma remuneração inicial de R$ 12.962,12. Agora, quem pretende começar os estudos para qualquer das duas carreiras a partir de agora, deve estar atento à tramitação do PLC 122/2011 no Senado Federal. O projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, destina-se a criar 400 cargos na carreira de Diplomata e 893 na carreira de Oficial de Chancelaria.

Mas as oportunidades não param por aí. Quem tiver mais afinidade com as atividades de comércio exterior do que com a diplomacia propriamente dita, pode buscar a realização profissional na carreira de Analista de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Por meio da Portaria nº 608, publicada no Diário Oficial da União de 29/12/2011, foi autorizada a realização de concurso público para o preenchimento de 157 cargos. A banca examinadora será a ESAF.

2 comentários:

RC disse...

Relevante apontar, para os concurseiros, que a remuneração no exterior pode alcançar U$ 7 mil para OfChans (mais para diplomatas), além de auxílio-moradia, menor imposto de renda e isenção de impostos locais.

José María Souza Costa disse...

CONVITE

Primeiro, eu vim ler o seu blogue.
Agora, estou lhe convidando a visitar o meu, e se possivel seguirmos juntos por eles. O meu blogue, é muito simples. Mas, é leve, dinamico e sobretudo Independente. Palpitamos sobre quase tudo. Diversificamos as idéias. Mas, o que vale mesmo, é a Amizade que fizermos.
Estarei grato, esperando VOCÊ, lá.
Abraços do
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com