terça-feira, 8 de julho de 2008

Erros de redação na Publicidade

Queridos, essa postagem serve mais como um pequeno puxão de orelha nos colegas publicitários. Não é de hoje que reparo - sem mencionar os diversos comentários que chegam a mim sobre o assunto - nos erros grosseiros de ortografia e/ou revisão em peças publicitárias de todos os tipos de mídia. Culpa do redator, do cliente, do revisor, do diretor de criação? Não importa. O que importa é que a publicidade serve de exemplo. O texto publicitário atinge um público em grande escala, e muitas vezes vai persuadir e influenciar posições. Logo, a mensagem é feita com o intuito de ser "gravada" pelo receptor. E a gravação de um erro estimula duas condutas: a indução ao erro ou a sensação de permissividade com o erro. Ou vai se achar que aquela grafia errada é certa, ou vai se pensar: Poxa, se nem esse pessoal que faz texto pra revista tem zelo com o que escreve, por que eu preciso ter?

O papel de educador do publicitário vai além do que ele próprio imagina.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aaioria desses "erros" de que fala, são apenas técnicas de textos para chamar a atenção do leitor.