terça-feira, 15 de julho de 2008

Por um novo "jeitinho" brasileiro

Quem nunca ouviu falar do "jeitinho" brasileiro? Pesquisa recente demonstrou que o brasileiro é conivente com o jeitinho, ao mesmo tempo em que repudia a corrupção. E a conivência com o primeiro alimenta, sem dúvida, a segunda. Num sistema de democracia representativa, como o nosso (e acho que até hoje não surgiu modelo melhor), nossos representantes eleitos são reflexo do que é a nossa população.

Ao atentar para esse fato, ainda muito novo, passei a desgostar do jeitinho. Me envergonhava aquilo ser motivo de orgulho para muitos dos compatriotas. A "tiração de onda" pela "malandragem" passou a me causar repulsa. O fulano que vier contar do benefício que conseguiu se aproveitando da inocência ou boa vontade alheia, ou ainda, pelo caminho oposto, do benefício que conseguiu encontrando alguém também "esperto" como ele na outra ponta da relação, contará com minha antipatia e reprovação, ambas imediatas.

Que o novo jeitinho brasileiro seja o do trabalho, do empreendedorismo, da eficiência, da qualidade no serviço público, da responsabilidade social da iniciativa privada, da capacitação constante dos empregados, da cortesia no atendimento e nas relações interpessoais, da humanização e do estudo como forma de desenvolvimento pessoal. Vamos todos ajudar a promover essa mudança!

Nenhum comentário: