segunda-feira, 14 de novembro de 2011

TSE: confira um dos editais mais esperados do ano!

Quem estava esperando o edital do concurso do TSE recebeu nesta segunda-feira (14) uma boa notícia: a Consulplan, organizadora do certame, divulgou o tão aguardado documento. Mas aí começa uma nova luta: como se organizar para os estudos?

Um primeiro passo importante é checar as provas do último concurso do Tribunal, realizado em 2006 pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) da Universidade de Brasília. Qualquer que seja o cargo e a especialidade escolhidos, é fundamental dominar o Código Eleitoral e os dispositivos da Constituição Federal referentes ao Direito Eleitoral. Mas, se a intenção é realmente ser aprovado nesse certame, não deixe de elaborar uma tabela com todos os conteúdos a serem lidos, e trate de estudar cada um.

Nesses cinco anos, o Poder Judiciário tem sofrido com a falta de aumentos salariais, mas continua sendo um local muito atraente para quem deseja construir uma carreira no serviço público. O cargo de Técnico Judiciário possui remuneração de R$ 4.052,96, enquanto o Analista Judiciário recebe R$ 6.611,39.

Além de boas possibilidades de ascensão na carreira, ampliadas se o servidor conseguir ser lotado na área fim do Tribunal, os dois cargos possuem pouca hierarquização entre si e permitem a construção de uma carreira sólida no serviço público, exercendo funções de assessoria a ministros e chefia de áreas administrativas.

No que se refere às provas, que acontecem em 12 de fevereiro, é importante atentar para os conhecimentos específicos, com maior número de questões e com peso 3 na contagem de pontos para a nota final da prova objetiva, tanto para Analista quanto para Técnico. Os candidatos a Analista ainda terão que fazer uma prova discursiva, com peso 2, e passar por avaliação de títulos.

Na prova objetiva para o cargo de Analista, não há grandes novidades: as questões serão do tipo múltipla escolha, com quatro alternativas, sendo uma a correta. Mas quem concorre ao cargo de Técnico Judiciário deve prestar atenção: dois terços da prova serão compostos por questões tradicionais de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta, e um terço de questões com base em análise de casos concretos, "observando a capacidade de inferência, por parte do candidato, de dados correlacionados às situações descritas", com duas alternativas de resposta. De acordo com o edital, trata-se de prova em "formato híbrido", que procurará identificar "o melhor perfil desejado para o cargo oferecido". Nada mais justo. Afinal, a concorrência para ambos os cargos e suas diversas especialidades deverá figurar entre as maiores dos concursos a serem realizados em 2012.

Com links para os sites da Consulplan, TSE, Cespe e Presidência da República.

Nenhum comentário: