quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Implodindo a história

Um dos fatos mais noticiados na imprensa local e nacional, durante essa semana, foi a implosão do Alvorada Hotel e do Hotel das Nações, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (2). A operação envolveu um grande contingente de pessoal dos órgãos do Estado e da construtora que irá construir o novo complexo hoteleiro da área, que se empenharam para que a implosão fosse um "sucesso".

Até onde se noticiou, parece que correu tudo bem. Área devidamente isolada, sem registro de feridos, alguns prejuízos nos hotéis ao redor, que serão prontamente indenizados, segundo a construtora. Tudo como parte da "modernização" de Brasília para receber a Copa do Mundo.

No entanto, ainda não vi comentários na imprensa sobre o que esse fato verdadeiramente representa: a perpetuação da nossa cultura de gestão, que prefere mil vezes implodir e reinaugurar, do que realizar manutenção, reformar, revitalizar.

Hotéis históricos como o Alvorada e o das Nações faziam parte da história de Brasília. Construções das décadas de 60 e 70, precisavam de reformas, sem dúvida. Mas guardavam o charme de serem alguns dos pioneiros da cidade. Em qualquer lugar do mundo, receberiam incentivo para, como tal, serem restaurados e, uma vez reformados, poderiam se tornar uma atração e tanto para os turistas e moradores da capital.

Mas não foi essa a opção trilhada pelos investidores e ex-proprietários. Optou-se por destruir o que já foi construído, e reiniciar do zero. A história da cidade, dos funcionários desses hotéis, dos hóspedes, dos brasilienses frequentadores, dos empreendedores pioneiros que os construíram, todas elas se perderam um pouco hoje, com a força da implosão.

Um comentário:

claudson disse...

Olá Alex, entendo sua preocupação com a história de Brasília, porém implodir prédios da década de 60 e 70, da iniciativa privada, e sem nenhum valor arquitetônico ou histórico é comum em todo o mundo e permite o desenvolvimento, sabes disso... edifícios históricos como o hotel brasilia, os prédios publicos, devem sim ser conservados, mas neste sou a favor da demolição.. abraços.. parabéns pelo blog..