domingo, 21 de fevereiro de 2010

O aniversário do Professor

Foto retirada do Portal do Senador Cristovam Buarque

No último dia 20 de fevereiro, completou 66 anos de vida um político sério. Engenheiro mecânico e doutor em Economia pela Sorbonne, o pernambucano Cristovam Buarque não nega a sua vocação: dentre os cargos na elite da burocracia que já ocupou e o cargo de senador que ocupa atualmente (com grandes chances de reeleição em outubro), o que nunca deixou de exercer e que mais lhe orgulha é o de professor. Suas reflexões e discursos são verdadeiras aulas, e logo se tornaram alguns dos vários livros que o mestre publicou.

O professor Cristovam chegou a Governador e Ministro de Estado, sem jamais deixar de ser professor. Teorizou e implementou programas e políticas distributivas, mas que cobravam uma contrapartida dos beneficiários. Lutou para aprovar e concretizar o piso salarial nacional dos professores, categoria que injustamente não figura entre as carreiras bem remuneradas da administração pública, apesar de sua enorme importância para a construção do futuro da nação.

Cristovam acredita na educação e na preservação do meio ambiente como formas de preservar uma sociedade mundial tão castigada pela desatenção e ganância do ser humano. É um dos honrosos políticos sérios dos quais podemos nos orgulhar, e um contraponto na história administrativa recente do Distrito Federal, tendo sido um governador que se destacou pela fidelidade aos princípios e pela sinceridade aplicadas na hora de administrar.

Parabéns, professor e senador, por mais um ano em defesa da educação e da cidadania dos brasileiros! Muito obrigado pelos ensinamentos sobre a política e a vida, os quais este discípulo espera seguir fielmente, na intenção de jamais desapontar o mestre.

Nenhum comentário: