segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Braço forte, mão amiga

Com a maior parte dos holofotes direcionados às cobiçadas carreiras civis, pouco se tem comentado na mídia especializada sobre as atraentes carreiras militares, que despertam a paixão e a vocação de muitos jovens por todo o Brasil. O Exército agradece, já que recebe todos os anos novos quadros que engrossam suas fileiras, cheios de vontade de servir ao país, garantir a paz e, se necessário, defender e lutar pela pátria.

O início da vida profissional do militar de carreira do Exército se dá pela aprovação em concurso público para uma de suas escolas de formação. A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) é destinada aos jovens do sexo masculino, que estejam cursando a segunda série do ensino médio ou já a tenham concluído, tendo como limite mínimo a idade de 15 anos. Tem como objetivo preparar candidatos para ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), responsável por formar o oficial de carreira das Armas (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações), do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico do Exército Brasileiro. Para a formação de sargentos das Armas, há a Escola de Sargentos das Armas (EsSA).

Já o Instituto Militar de Engenharia (IME), destinado a quem possui o ensino médio ou já é formado em Engenharia, cuida da formação do oficial engenheiro militar de carreira. A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) destina-se à formação do oficial de carreira do Quadro Complementar de Oficiais, permitindo o ingresso de candidatos de ambos os sexos já graduados no ensino superior, nas áreas de interesse do concurso, que podem contemplar a formação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Informática, Economia, Psicologia, Estatística, Pedagogia, Veterinária, Enfermagem, Comunicação Social, Odontologia e Farmácia, além do Magistério. A EsFCEx também é responsável pelo concurso para a carreira de capelão militar.

A renomada Escola de Saúde do Exército (EsSEx) possibilita o ingresso de candidatos de ambos os sexos que desejem atuar na área. Aqueles que tenham concluído o ensino fundamental e sejam possuidores de curso técnico de enfermagem podem fazer o curso para sargentos. O curso de oficiais é destinado aos portadores de diploma de ensino superior nas áreas de medicina, odontologia e farmácia.

Se você ficou interessado e quer conhecer mais sobre as carreiras, não deixe de visitar o site do Exército e conhecer a MP 2215-10/2001, e a Lei 11.784/2008, que tratam da remuneração das carreiras militares.

Com informações extraídas e links para o site do Exército, e links para o site da Presidência da República.

Nenhum comentário: