terça-feira, 18 de outubro de 2011

O valor da amizade

É bom ter amigos com quem podemos brincar, fazer piada, nos divertir, contar nas horas de dificuldade. Isso não tem preço. E talvez, por isso mesmo, eu acredito ter sido um bom amigo para aqueles que me honraram com essa confiança. Com muitas falhas, é lógico, mas alguém que deseja sempre o bem dos amigos e que faz o possível para todos se sentirem bem.

Muitas vezes, no início da fase adulta, eu não tinha dinheiro para me divertir com a turma o quanto eu gostaria, mas logo aparecia um amigo a me mostrar que isso não era problema, e me emprestava o suficiente para que eu pudesse acompanhar o pessoal no refrigerante ou na cerveja.

Quando mais velho, com a vida mais estabilizada, chegou a minha vez de retribuir um pouco do que fizeram por mim e mostrar que o dinheiro não faz falta a quem empresta, quando se é para estar perto dos amigos. E, em ambas as fases, pude contar com grandes amigos, que me ajudaram a crescer e me formar como ser humano.

Nessas duas épocas distintas, pude aprender que amizade não tem cargo. Muito menos salário. Tive e tenho grandes amigos operários e senadores, garçons e empresários, motoristas e diplomatas. A amizade pode chegar de carro importado com motorista ou de metrô, o importante é que venha. Que faça companhia, que ande junto, tope qualquer parada – e tenha liberdade de dizer quando alguma das atitudes não foi boa. Que faça um bullying às vezes inconveniente com o outro, e que saiba também levar na esportiva a brincadeirinha sem graça do amigo chato.

A amizade, quando construída pela afinidade de idéias que ultrapassam mero interesse individual, constituindo verdadeiro ideal pelo coletivo, é ainda mais forte e rica. E essa não precisa de celular de última geração para se consolidar, nem de acesso à Internet 3G. Basta riqueza de espírito, porque a de matéria, com um pouco de ajuda lá de cima, dedicação e garra para ir atrás dos objetivos, aparece naturalmente.

Quem tem amigos não precisa ostentar ou ter muito dinheiro. Quem tem amigos já tem todas as ferramentas que lhe bastam para encontrar a felicidade. Quem tem amigos é rico de um capital que ninguém pode tomar. Afinal, amizade vale muito, e por isso mesmo, não tem preço.

Um comentário:

André Dutra disse...

Grande texto, Alex! Fico feliz por ser um desses amigos e tenha a certeza de que você também é um destes meus.
Um dia retribuirei as caronas! hahaha

Há muito tempo, na época do fotolog e que eu era um dos poucos amigos sem computador, meu título de página era "Who has friends has everything". E é isso aí que vc falou!

Um abração e sigamos nessa, meu amigo! Se cuida!