domingo, 23 de outubro de 2011

Você está se preparando para o concurso do Senado?

A pergunta é recorrente, e o assunto é o verdadeiro “top of mind” da maioria dos concurseiros de todo o Brasil: trata-se do concurso para o Senado Federal. De acordo com as últimas notícias divulgadas pela imprensa, o concurso ainda depende da aprovação da reforma administrativa da Casa, que tramita com o número PRS 96/2009, cujo relator na Comissão de Constituição e Justiça é o senador Benedito de Lira (PP-AL).

Esse concurso, caros leitores, não é para iniciantes. Por isso, se você está começando apenas agora os preparativos para ingressar numa carreira pública, talvez seja melhor pensar em estudar para outro cargo. Explico: além do velho argumento de que há pessoas que se preparam há anos para esse certame, há um bom contingente de servidores de outros órgãos que se prepara para prestar esse concurso em busca de ascensão no funcionalismo. Logo, a concorrência será, em sua maioria, composta por gente que já domina os temas abordados e tem considerável conhecimento tanto das matérias comuns aos principais concursos, quanto da sua aplicação prática.

No entanto, se você se enquadra na categoria dos concurseiros “antigões”, ou se, mesmo novato, sentiu-se desafiado pelo texto dessa postagem, seguem aqui dicas valiosas sobre como começar a sua preparação para o concurso do Senado Federal, para os cargos de nível superior e médio da área de Processo Legislativo, que oferece apoio efetivo às atividades-fim da Casa, que dizem respeito à elaboração legislativa.

Por ser uma área de intensa demanda, a especialidade Processo Legislativo muito provavelmente deve contemplar o maior número de vagas do próximo certame. De acordo com informações obtidas no site da FGV, no concurso de 2008, foram oferecidas 25 vagas para o cargo de Analista – Processo Legislativo, que foram disputadas por 7630 candidatos, numa relação de 305,2 candidatos por vaga. Já para o cargo de Técnico – Processo Legislativo, foram 6152 candidatos disputando 10 vagas, o que resultou numa relação de 615,2 candidatos por vaga. Portanto, é fundamental estar muito bem preparado para esse desafio!

Ficha Técnica
Possíveis áreas de lotação: Secretaria-Geral da Mesa, Comissões, Gabinetes.
Remuneração em ótimos patamares, superior às carreiras similares do Executivo e Judiciário.
Possibilidades de crescimento profissional: diversas opções de treinamento, órgão próprio de capacitação (ILB), possibilidade de assumir cargos de chefia e assessoramento em gabinetes de parlamentares e áreas técnicas da Casa.

Como começar os estudos
1. Verifique o edital do concurso de 2008, observando os pesos de cada disciplina;
2. Separe as matérias do edital em um arquivo de texto, colocando cada conteúdo em uma linha. Passe um traço em cada conteúdo lido e anote ao lado caso precise reler algum dos temas compreender melhor;
3. Faça exercícios de outros concursos da FGV e das principais bancas examinadoras, e não deixe de fazer os exercícios das provas de Analista e Técnico do concurso de 2008, conferindo os respectivos gabaritos;
4. Leia com muita atenção o Regimento Interno do Senado Federal e o Regimento Comum, disponíveis no site do Senado Federal;
5. Dê total atenção ao capítulo dedicado ao Poder Legislativo (artigos 44 a 75) na Constituição Federal; e
6. Estude, estude, estude, mas sem jamais deixar de aproveitar a vida!

No mais, tenha certeza de que tem vocação para servir ao público e buscar a sua realização no funcionalismo. Há várias pessoas que não têm aptidão para o serviço público, mas acabam buscando ingressar nele pela estabilidade ou outros fatores. E acabam esquecendo que existem diversas outras áreas em que se pode ser igualmente bem sucedido e buscar a realização profissional. Mas, se estiver certo que você possui a vocação para atender bem à população e seguir uma carreira pública, ou se já é servidor público e deseja compartilhar aqui as suas visões, visite sempre o nosso blog e dedique-se a estudar com afinco sobre a administração pública. Sucesso e bons estudos!

Com links para os sites da FGV, Presidência da República e Senado Federal

Nenhum comentário: