sexta-feira, 25 de abril de 2008

A coisa pública não é privada

Uma pequena prova de que há muito para se mudar em nossa cultura: o estacionamento de uma grande faculdade de Brasília, quando aparentemente privado, era um brinco. Possuía vigilância constante, era bem cuidado e, fora um ou outro transgressor compulsivo, tinha suas demarcações de vagas respeitadas. De um semestre para outro, as cercas ao redor do estacionamento foram arrancadas, a vigilância foi reduzida e, na sua entrada, foi colocada uma placa: ESTACIONAMENTO PÚBLICO GRATUITO.

Foi o suficiente para que o mato começasse a crescer, o lixo a aumentar e algumas pessoas passassem a parar os carros desordenamente, bloqueando os acessos antes existentes e prejudicando o fluxo de carros no local. Detalhe: vagas efetivamente não faltam, mas ninguém quer ter que andar muito, não é? Devem pensar: "bom, se o bem é público, não é de ninguém. Logo, ninguém vai reclamar por esse carro estar obstruindo a via, em um local em que não se poderia estacionar". Essa parcela que não respeita tais valores deve mesmo achar que a coisa pública é uma privada. Espero sinceramente que, até a conclusão de seus cursos de graduação, mudem de raciocínio.

Compartilhe!

Se você se sente desrespeitado pelo uso privado do que é público, escreva para o blogueiro (contato@blogdoalexalves.com.br) para que possamos compartilhar esse sentimento. Publicando aqui, quem sabe a gente não sensibiliza alguns cidadãos e autoridades a respeitarem mais o que é público?

2 comentários:

A Hora e Vez disse...

Realmente, Alex. Muita gente tem respeito pela coisa privada, mas a coisa pública não. Este pensamento sintetiza muito bem essa idéia capitalista grosseira. "Se é público não é de ninguém". É uma estupidez colossal. É baseado nessas coisas que muita gente argumentou para privatizar grandes patrimônios públicos brasileiros.

Helena Rezende disse...

Alex, parabéns pelo blog, está muito bom!
Quanto ao tema do post, penso que, excluindo o ranço dos que odeiam o capitalismo, se o mundo fosse todo socialista, com certeza seria uma "esbórnia só", afinal, o que é de todos não é de ninguém, ao contrário do que realmente deveríamos pensar: " O que é público é de todos e deveria ser bem cuidado e policiado por todos"!
O capitalismo pelo menos nos sugere objetivos de lutas e vitórias! Nos enche de sonhos e ideais!
Bjs e boa sorte!
Helena Rezende