quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A necessária transparência do horário de funcionamento

Sempre fui daqueles que defende muito a existência de uma função social, mesmo para os estabelecimentos comerciais. Ora, se a farmácia está lá, é para fornecer lucro ao seu proprietário que presta um serviço de venda de medicamentos à sociedade. O restaurante existe para que o seu proprietário obtenha o seu sustento e lucro oferecendo alimentação por determinado preço à sociedade. Logo, o estabelecimento comercial não existe por si só, sem a participação (e o consumo) da sociedade. Por isso, acredito que deve haver algum tipo de responsabilidade do comerciante para com a população, além do oferecimento de um serviço de qualidade. Um ponto importante seria a divulgação, de maneira clara e ostensiva, do horário de funcionamento do estabelecimento. E, divulgado o horário, que o estabelecimento estivesse vinculado ao seu cumprimento. O que mais tenho observado nas minhas andanças de notívago obrigatório (já que curso uma faculdade à noite) é a falta de respeito à plaquetinha de horário de funcionamento, quando ela existe. Fui a uma hamburgueria da cidade às 22h, outro dia desses. Gostei do sanduíche e do atendimento. Perguntei, então, à garçonete, qual era o horário de funcionamento, ao que ela respondeu: todos os dias, até a 1h da manhã. Chegando lá novamente no último sábado, à meia-noite em ponto e com a casa movimentada, esperei sentado por cerca de 10 minutos para ver se alguém se dignava a me atender. Minha esposa, então, foi à procura do gerente, que informou a ela que a lanchonete já havia encerrado o expediente. Nem a lógica do "movimento" anda mais sendo respeitada. Um exemplo banal desses, que não me trouxe prejuízo algum além da vontade reprimida de saborear um milk shake, serve para exemplificar a falta de respeito de alguns maus comerciantes com o público, o que é assunto recorrente aqui no blog. Se eu, do alto da minha "zona de conforto", me sinto desprestigiado, imagine quem pega um ônibus para ir à farmácia "aberta até as 23" em busca de um medicamento para aliviar sua dor e se depara com as portas fechadas às 22h45...

Nenhum comentário: