sexta-feira, 10 de abril de 2009

Nem só de agências é feito o mundo da publicidade

Caros leitores, muito bom dia! Que essa sexta-feira santa seja das mais renovadoras e felizes de suas vidas. Que pensemos um pouco no sacrifício que Ele fez por todos nós. Mas como esse blog (não o blogueiro) se pretende laico, vamos direto ao tema da postagem.

Tenho observado que a grade dos cursos de Publicidade e Propaganda das principais instituições de Ensino Superior da cidade pouco se voltam a assuntos como o serviço público, a legislação que envolve a atividade da publicidade, noções sobre licitações, comunicação pública... Enfim, as grades curriculares se rendem ao estereótipo de que o publicitário é o cara criativo que nasceu para trabalhar apenas nas agências de publicidade.

Todavia, o que se vê na prática, em Brasília, é um número cada vez maior de publicitários ingressando nas mais diversas carreiras do serviço público, ou assumindo cargos de confiança, ou trabalhando em agências especializadas no atendimento a clientes governamentais, sem que esses profissionais tragem em sua bagagem a necessária formação acadêmica para lidar com os assuntos que envolvem o setor público.

Muitas vezes, o aluno sai da faculdade sem conhecer a fundo a lei que rege a sua profissão. E sem a noção que um bom conhecimento da Lei de Licitações pode ser útil para desempenhar bem o seu papel na agência em que trabalhará. Por isso, uso este espaço para chamar a atenção das Instituições de Ensino Superior para esse fato que é patente em Brasília: o rumo cada vez menos privatista e mais voltado ao setor público que a Publicidade e os publicitários vêm tomando. Quem ficar alheio a essa tendência, certamente ficará para trás no nosso acirrado mercado.

Sugestão de leitura: Marketing no Setor Público, de Philip Kotler e Nancy Lee.

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