segunda-feira, 17 de março de 2008

A Universidade e o sonho

Algumas pessoas no nosso Brasil sempre se destacaram por um ideal em comum: o compromisso com a educação. Entre elas, não se pode deixar de mencionar Leonel Brizola, no âmbito administrativo e político, que como chefe do Poder Executivo de dois Estados, priorizou a construção de escolas em suas gestões, trazendo a educação como forte bandeira política. Ao seu lado estava Darcy Ribeiro, que emprestou sua obra acadêmica e sua bagagem intelectual à vida política e à administração universitária brasileiras. Apesar de termos perdido essas duas figuras de expressão ímpar, a lacuna na seara política foi preenchida pelo professor Cristovam Buarque, senador pelo Distrito Federal, que faz da educação sua principal forma de luta.

A associação do trabalhismo brasileiro com a educação é perene e sólida. Ao verificar a força com a qual a Internet surgia como meio alternativo de comunicação de massa, Brizola e seus homens de confiança passaram a planejar uma forma de levar a educação, por meio dessa e de outras mídias de baixo custo e grande acesso, a boa parte da população do País. Como expressão dessa preocupação, surgiu a Universidade aberta Leonel Brizola - ULB, comandada em nível nacional pelo Secretário Geral do partido e Presidente da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (FLB-AP), Dr. Manoel Dias.

A Universidade, que tem o claro objetivo de "inundar o país de consciências esclarecidas" - frase de Brizola que serve de mote aos pedetistas envolvidos no projeto -, consolida-se neste ano de 2008 em várias áreas do DF. Espero que, dentro de muito pouco tempo, também no Plano Piloto. Posso, no entanto, falar com alguma propriedade sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na região de São Sebastião pelo coordenador distrital da Universidade, o economista e professor Nestor Borba.

Borba, de origem gaúcha, esteve ao lado de Brizola nas suas campanhas nacionais. Pedetista e brizolista autêntico, tirou de seu próprio bolso os recursos para viabilizar uma tele-sala. Hoje, oferece a programação da ULB para toda a comunidade interessada. Com minhas falhas e limitações, procuro ajudá-lo no projeto. Mas a minha maior felicidade é ver que, ao lado dele, além deste blogueiro, vários outros correligionários se alinham - e tiram de recursos próprios, se for preciso - as condições necessárias para permitir a concretização do sonho iniciado pelo trabalho de Brizola.

Nenhum comentário: